terça-feira, dezembro 12, 2006

SERENIDADE

"A alegria, o desgosto, o prazer e a tristeza habitam-nos alternadamente, tal como o dia e a noite. Se desejares progredir espiritualmente, considera-as como as duas margens do rio que corre no mesmo sentido"

"Não percas a inocência e a vulnerabilidade do coração.Não são duas coisas diferentes, uma não é a consequência da outra. O sábio é ao mesmo tempo a águia das nuvens e a andorinha ainda frágil, espantada com os primeiros clarões da primavera"

"Observando-te a ti mesmo acabas por esclarecer as tuas próprias contradições.Os reflexos de defesa desaparecem, e podes aproximar-te dos outros com a tua vulnerabilidade, a tua fragilidade e a tua força, como o dançarino do sol, só com a chama do teu amor."

"Aprende a comunicar com as outras formas de vida - a árvore, o rio, o animal. São as outras formas de ti próprio."





BONDADE

" Aprende a amar o Universo, desde o insecto minúsculo até às estrelas do céu, com uma verdadeira emoção humana, como se tratasse de pessoas que te são íntimas.E então tu sentirás a intensidade do amor liberto dos seus constrangimentos e a eternidade descerá sobre ti e cobrir-te-á com a s suas asas de ouro."

"Quando te sentires perdido, dirige-te para o outro como se fosse para ti próprio. Reencontra-te-ás nos seus sonhos e nas suas emoções, se aprenderes a ver pelos seus olhos com os teus olhos. Assim tornarás ao centro de ti mesmo, portador de paz e de amor."

"Reconhece a bondade na ave de plumagem multicolor, na espuma de uma torrente, no queixume do vento, no rumor das árvores, no perfume das flores, no esplendor da aurora... A natureza é uma oferenda do Grande Espírito para o bem estar dos seus filhos."

"Nós precisamos do espírito da bondade para alcançarmos o céu em cada um dos nossos actos, e para chegarmos ao estado de vigília que transforma o mundo em pura luz."

Sabedoria Ameríndia, de Jean Paul Bourre. Editora Pergaminho