VONTADE - ASPIRAÇÃO
A reflexão acerca desta chave é muito idêntica à da chave anterior. A vontade humana ao serviço da personalidade, como uma força a trabalhar para aumentar a ilusão da separatividade do ser.A vontade relacionada com a ambição o desejo e a satisfação da personalidade que se afunda cada vez mais devido aos seus objectivos e à maneira como usa as suas forças para a satisfação dos mesmos.
No entanto, nos tempos que correm, belos, terríveis e de uma oportunidade única, o ser humano que se encontra no caminho da espiritualidade tem que decidir qual a importância desse caminho na sua vida. Se vai ser um caminho meramente intelectual, em que apenas armazena conhecimento, pouco ou nada pondo em prática e satisfazendo apenas a sua curiosidade, nada realizando pelo seu real avanço interno e nem pelo avanço da humanidade ( pois o nosso progresso interior reflete-se no todo da humanidade uma vez que nos planos internos todos estamos interligados) como consequência dessa mesma inércia e tudo porque o Amor impessoal ainda não despertou no seu coração... ou se, pelo contrário, a espiritualidade para ele já passou a ser o campo mais importante da sua vida, se já aprendeu a viver com esse Amor, nesse Amor e para esse Amor ao Eterno e a toda a criação, e se quer dedicar toda a sua vida a esse caminho, independentemente da vida exterior que tenha.
Quando o ser humano quer percorrer, com todo o seu coração, o caminho da espiritualidade, quando toda a sua vida interior se centra nesse mesmo caminho, muito do seu interior, como personalidade já mudou, e muito ainda vai ter que mudar.
A sua vontade já não é sua, já não lhe pertence, nem ele a quer, separada da vontade Daquele que ele adora no seu coração, Daquela chama de Amor e Luz que aí brilha e que ele sabe ser a Presença do Uno, com o qual ele deve unir a sua consciência.
O ser humano que já atingui este estágio aspira a servir a vontade de Deus, ou seja, a sua vontade é aspirar a cumprir a vontade do Uno, pois ele não consegue estar separado desse mesmo Uno.Já não consegue conceber outro tipo de existência, devotando-se , com todas as suas forças a essa união. E não existe outro modo de proceder neste estado de consciência.
Como nos é dito, de uma forma exemplar, nas "Cartas de Helena Roerich", volume I, da Fundação Cultural Avatar: " E deve-se compreender avidamente estas maravilhosas e profundas palavras do Mestre e lembrá-las constantemente:" Ao cumprir minha Vontade tu me dás a possibilidade de cumprir tua vontade".
Porque quem mais senão o Mestre conhece nossos desejos secretos e aspirações? É purificando-os e cristalizando-os pelo ensinamento dado, isto é, pelo alargamento da nossa consciência, quem, senão Ele, nos dá a possibilidade de concientizá-los?Alguém poderia ser tão tolo ao ponto de arruinar a própria felicidade?
Aspiremos ardentemente ao cumprimento da Vontade que nos salva e nos leva ao predestinado, ao serviço do Bem Geral!
"Quando o pensamento inclui a aspiração ao cumprimento da vontade Superior, uma ligação directa com o Escudo da Vontade Superior se estabelece". Como pode este Escudo nos proteger se, por atitude leviana, só cumprimos parcialmente as indicações, perdendo nossa defesa subconsciente? Portanto, aqueles discípulos que aspiram guardar sagradamente os testamentos e praticam e aplicam as menores indicações, desenvolverão sua criatividade e alargarão sua consciência
"Pode-se alcançar a compreensão do Cosmos sem aspirar à penetração nas esferas superiores?"
A Lei da Vontade Superior é a criadora de todos os actos adequados ao objectivo. Esta Lei satura o espaço e só o cumprimento da Vontade Superior coroa nossos actos. Os executores da Vontade da Hierarquia estão conduzindo à vitória. Portanto, os discípulos devem aplicar as aspirações mais exatas para cumprir a Vontade Superior. Só assim seremos bem sucedidos. Só assim afirmaremos a vitória.
Aceitem de todo o coração tudo o que foi dito anteriormente e apliquem-no ardentemente à via diária".
Serão precisas mais palavras?
O que é a Vontade Superior?
O que é o Bem Geral?
Serão as indicações dadas pelo nosso coração quando jã não pensa mais em si, mas sim em servir a humanidade, o Bem Geral, e este conceito não se discute filosóficamente...sente-se e vive-se no silêncio do nosso coração.Vive-se através do Amor ardente que consome o nosso Ser e sem o qual já não conseguimos viver, na felicidade que sentimos na nossa anulação, descobrindo a cada momento que temos que morrer para vivermos verdadeiramente.
Assim cumprimos a Vontade do Uno e a Ele nos unimos.
2 Comments:
É engraçado como, depois de ler a explicação desta chave, me apercebo que quando consigo abdicar de mim mesmo nas situações mais difíceis, não o faço por querer cumprir a Vontade de Deus - nem penso nisso na altura - mas sim porque procuro com força sentir o impulso interior do Coração e também porque estou cansado de tanto sofrer.
Mas vejo que vai dar na mesma à conclusão desta chave, pois nessas alturas difíceis não é a "minha vontade" que acaba por se cumprir mas sim a Vontade do Coração - Deus - Uno como lhe chamas.
Uno... uma palavra estranha para mim... muito menos familiar do que Deus ou Mestre. Obrigado e bem hajas.
Obrigado.
Uno, Deus, Mestre...
Facetas do mesmo Ser...
Assim como tu...És.
Abraço
Postar um comentário
<< Home